sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fé e Razão - Tomás de Aquino


Tomás de Aquino viveu na época em que os conflitos entre fé e razão eram constantes.

Sua filosofia (tomismo) tinha o objetivo de defender as revelações do cristianismo através de um conjunto de argumentos convincentes. Esses argumentos eram bastantes procurados nos pensamentos aristotélicos. Dentre estes pensamentos, o que foi bastante enfatizado foi o de quanta importância tem a realidade sensorial, e , para destaca-la, ele determinou vários princípios básicos, como por exemplo:
-princípio de contradição: o ser é e não é. Não existe nada que possa ser e não ser ao mesmo tempo e sob o mesmo ponto de vista.
-princípio da substância: na existência dos seres podemos distinguir a substância ( a essência propriamente dita) e o acidente (a qualidade não-essencial, acessória do ser)
-princípio da causa eficiente: todos os seres que captamos pelos sentidos são seres contingentes, isto é, não possuem em si próprios, a causa eficiente. Portanto, para existir, o ser contingente depende de um outro ser que representa a sua causa eficiente: este outro ser é chamado de ser necessário.
-princípio da finalidade: todo ser contingente existe em função de uma finalidade, de um objetivo, de uma razão de ser. Enfim, todo ser contingente possui uma causa final.
-princípio do ato e da potência: todo ser contingente possui duas dimensões – o ato e a potência. O ato representa a existência atual do ser, aquilo que está realizado e determinado. A potência representa a capacidade real do ser, aquilo que não se realizou, mas pode realizar-se. È a passagem da potência para o ato que explica toda e qualquer mudança.

Nenhum comentário: