sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fé e Ciência - Nos dias atuais





Como já foi percebido antes, a relação entre fé e razão não é uma apenas dos dias atuais. Desde muito tempo estas duas vem se confrontando, para saber quem na verdade está certo ou não. Hoje em dia vários cientistas tentam achar explicações para a fé, se ela na verdade é apenas uma crença, ou se ela tem realmente poderes de curar pessoas, realizar milagres, etc...

O fato é que existem pessoas que acreditam que a fé explica tudo, outros já preferem acreditar na ciência, pois ela prova tudo que afirma; porém existem aqueles que conciliam ambas na busca de respostas para suas perguntas.

Veja alguns trechos retirados do site:http://64.233.169.104/search?q=cache:hITLV_s8fS4J:www.unilestemg.br/revistaonline/volumes/01/downloads/artigo_13.doc+f%C3%A9+e+raz%C3%A3o&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&lr=lang_pt


" O homem é um ser que, por natureza, deseja superar todas as suas capacidades. Ele procura desvendar os profundos mistérios que circundam a vida. A razão o auxilia metodicamente na descoberta desses mistérios. A fé o ampara quando não obtém respostas precisas a partir da experiência realizada. A fé e a razão, conciliadas, fazem do homem um ser realizado que pode melhorar a si e sua sociedade. "

"Não deve haver oposição entre a razão e a fé. A razão é uma obra do criador inerente ao homem e a fé é um dom que o criador lhe concede. A razão e a fé possuem seus objetos de conhecimentos específicos. A razão realiza a ciência com descobertas, nutrindo o intelecto, e a fé nutre a vida espiritual do homem. A razão conduz o homem ao conhecimento das leis naturais do cosmos, e a fé o conduz para a transcendência do sobrenatural. A razão requer provas, a fé requer aceitação. O Cristianismo, desde há muitos séculos, busca as luzes da razão para ver melhor o mistério da fé. A razão não pode caminhar sem a fé, pois, onde a razão humana não consegue com toda sua capacidade abarcar determinado mistério, a fé se infiltra como uma luz a iluminar e a orientar o homem, fornecendo respostas não compreendidas racionalmente. "

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e